CÃO

HIGIENE

Tanto a pele quanto o pelo de seu cão são bastante sensíveis.

É aconselhável dar banho a partir dos 3 meses e num intervalo quinzenal.

Recomenda-se a utilização de sabonete neutro. Sabonetes e shampoos contra pulgas e carrapatos, só devem ser utilizados com indicação do médico veterinário.

Não esqueça de colocar algodão nos ouvidos para evitar que entre água. E mesmo com algodão, tome bastante cuidado para não umedecer o ouvido pois isso poderá gerar uma série de complicações. Se no intervalo entre um banho e outro você achar que seu cão está com odor desagradável, é aconselhável polvilhar o pelo com bastante amido de milho ( Maizena® ou talco infantil) e depois escovar com uma escova bem macia no sentido do crescimento do pelo.

Lembre-se que cães de pelagem longa requerem maiores cuidados como a tosa freqüente. Escolha sempre um dia ensolarado para dar banho no seu cão.

HIGIENE DA BOCA
Escovação: existem escovas e pastas dentais importadas para cães. A escovação deve ser feita 2 a 3 vezes por semana, no mínimo. A escova pode ser substituída por um chumaço de algodão esfregado nos dentes do animal.
Pedaços de cenoura crua devem ser oferecidos entre as refeições para que o cão seja estimulado a roer, assim como ossos artificiais (couro) ou naturais (joelho de boi).
PELAGEM
Escovar diariamente o animal para a retirada de pêlos mortos e poeira, e verificar a presença de parasitas (pulgas, carrapatos, etc.). Raças de pelagem longa recebem uma primeira tosa aos 3 ou 4 meses e depois, periodicamente (a cada 2 meses). Manter o pêlo curto no verão para evitar pulgas.

ALIMENTAÇÃO
Filhotes a partir de 45 dias de idade Ração para filhotes: certamente é a melhor opção. Existem muitos tipos (secas, semi-úmidas ou úmidas), sabores (carne, frango, carneiro, fígado, etc.) e marcas no mercado.

Na primeira consulta, o veterinário recomendará o tipo de ração que você deverá fornecer ao filhote. A quantidade de ração a ser dada varia com a raça e o peso do animal. Os fabricantes de ração, na própria embalagem do produto, fazem a recomendação da quantidade ideal.

Cães a partir de 1 ano de idade Ração para cães adultos: seca, úmida ou semi-úmida, 2 vezes ao dia.

CÁLCIO E VITAMINAS
O filhote necessita de complementação de cálcio e vitaminas no primeiro ano de vida, época de crescimento muito acelerado. A falta de cálcio nessa fase causará o raquitismo. Animais que se alimentam exclusivamente de ração balanceada podem ter as necessidades de cálcio supridas, desde que se alimentem corretamente, na quantidade indicada pelo fabricante da ração.
De qualquer forma, o veterinário que acompanhará o crescimento do cão deverá analisar o caso, o tipo de alimentação e a necessidade de cálcio para o animal.

DICAS

Os filhotes comem 3 a 4 vezes ao dia quando pequenos; os filhotes passam a comer menos à medida em que vão crescendo; assim, reduza o número de refeições gradativamente. O adulto (a partir de 1 ano) come 2 vezes ao dia;  a ração para adultos deve ser dada a partir de 1 ano de idade. O excesso de alimentação causará obesidade e inúmeros problemas ao animal;  restos de comida, doces, massas e tudo o que não for prescrito pelo veterinário deve ser evitado, mesmo que o cão goste ou queira comer.

O cão que "pede" comida da mesa dos donos deve ser repreendido ou retirado do local das refeições familiares;  mudanças alimentares devem ser feitas gradativamente ou o animal poderá apresentar diarréia; cães de raças grandes devem ser alimentados 2 vezes ao dia quando adultos.

Isto evita que ele coma grandes quantidades de alimento de uma vez e venha a ter uma torção do estômago.

           

SAÚDE
DENTIÇÃO       A troca de dentes se inicia com 3,5 meses de idade e termina aos 6 meses. O cão tem grande tendência à formação de tártaro, o que provoca o mau-hálito e a perda precoce dos dentes permanentes. 
A cárie também ocorre em animais que recebem alimentos doces com freqüência.
Existem serviços odontológicos especializados para cuidar dos dentes do seu cão.
CIOS
As fêmeas entram no cio entre 8 meses a 1 ano de idade, variando com a raça e o tamanho do animal. O cio dura em torno de 15 dias e é acompanhado de um sangramento (de leve a moderado) e aumento perceptível da região genital. 
Algumas fêmeas não apresentam sangramento ("cio seco"). O macho não tem cio e
torna-se apto à reprodução a partir de 1 ano. Ele pode começar a ter manifestações sexuais a partir de 3 meses de idade, principalmente quando sentir o cheiro de uma fêmea no cio.
VERMIFUGAÇÃO
A mãe pode transmitir vermes aos filhotes, tanto pela placenta como pelo aleitamento. Vermifugar a fêmea antes do acasalamento é uma medida preventiva para que os filhotes nasçam livres de vermes. Todos os filhotes devem ser vermifugados no seguinte esquema:
- 30 dias de idade: 1a. dose - 45 dias de idade: 2a. dose - 60 dias de idade: 3a. dose
Recomenda-se exame de fezes logo que o animal chega para a pesquisa de protozoários. O veterinário irá prescrever o vermífugo para o seu cão.
Existem áreas em que é comum o "verme do coração" (dirofilariose). Informe-se com o seu veterinário para iniciar um tratamento de prevenção da dirofilariose, vermifugando seu animal mensalmente.
VACINAÇÃO
É, sem dúvida, o cuidado mais importante tanto para o filhote como para o cão adulto. Os animais devem ser imunizados antes de começarem a freqüentar as ruas. Existem muitas doenças virais que podem acometer os cães e são causadoras de grande número de mortes, principalmente nos filhotes.
- 45 dias: vacina para filhotes (vacina específica para filhotes com menos de 60 dias)
- 60 dias: 1a. dose vacina múltipla* + vacina contra tosse dos canis (dose única, no caso da vacina intranasal; 2a. dose após 30 dias, no caso da vacina injetável)
- 90 dias: 2a. dose vacina múltipla
- 120 dias: 3a. dose vacina múltipla + anti-rábica
* (cinomose, hepatite, parvovirose, 2 tipos de leptospirose, coronavirose, parainfluenza, laringotraqueíte)
obs: não vacinar um animal com menos de 45 dias de idade. Os trabalhos científicos mostram que nessa idade, as vacinas são inativadas pelos anticorpos passados da mãe para o filhote. Se o filhote adquirido foi vacinado antes de 45 dias de idade, desconsidere essa vacina.
REFORÇO ANUAL DE TODAS AS VACINAS